Páginas

10 de setembro de 2008

Apocalypse (Now?!)

É fato que a humanidade gasta milhões de dólares para descobrir novos métodos de se matar. Vi uma frase que exemplifica bem isso: “Para matar uma formiga, uma simples pisada basta. Mas as vezes é mais garantido matá-la com uma britadeira-pneumática... além de ser mais legal”.

Seguindo essa máxima, os cientistas pretendem testar hoje, às 2h30 da manhã (no horário de Brasília, ou seja, daqui a cinco minutos) a maior máquina já construída pelo homem, para realizar a maior experiência já feita na história, o Large Hadron Collider (LHC). Agora o caro leitor e a querida leitora me perguntam: Mas o que diabos é um “Large Hadron Collider”? Resposta: É o maior acelerador de partículas subatômicas já feito, ou seja, a maior Arma de Destruição em Massa do mundo.

Essa geringonça, um túnel circular de 27km de circunferência enterrado a 100 metros de profundidade entre a França e Suíça, será usada por cientistas de mais de 50 países (incluindo o nosso) para, literalmente, brincar de trombar essas partículas a velocidades inacreditáveis. Tudo levou 14 anos para ser construído, ao custo de mais de 8 bilhões de dólares; o objetivo da ambiciosa empreitada é reproduzir em cativeiro o assim chamado Big Bang, ocorrido a 13,7 bilhões de anos, para, entre outras coisas, provar que ele ocorreu. A força que resultará da “trombada” será inacreditavelmente grande, cerca de 14 TeV. Eu não sei exemplificar quanto vale 14 TeV, mas, considerando que tem gente se borrando com medo de dar alguma merda, a quantidade de energia deve ser absurdamente ignorante. Tanto é verdade, que há uma pequenina probabilidade de, quando eles ligarem o LHC e o túnel de bate-bate de partículas subatômicas funcionar, os cientistas criarem um buraco negro que engoliria a Suiça, a Europa, o planeta Terra e por fim o universo.

Mas essa é uma probabilidade pequena. Nota mental: Rezar para que Murphy esteja de férias… em outra dimensão. Neste momento, se Deus existe, deve estar meio paranóico conosco, com o cu na mão mesmo diante da possibilidade de um ataque terrorista dessa proporção; em analogia com o 11 de setembro, podemos ser passageiros da espaçonave Terra-01, tripulada por 6721 bilhões de homens-bomba.

Lendo sobre o assunto, pude encontar algumas teorias catastrofistas tão impressionantes que vale a pena colocar aqui: Vamos imaginar que o LHC dê errado. Quais serão as conseqüências?

Buraco negro: Expliquei anteriormente. Sugaria tudo o que encontrasse pela frente, ficando cada vez maior e sugando cada vez mais coisas, cada vez mais rápido. Ou seja. Um liquidificador do mau.

Iniciar uma transição para um diferente estado de vácuo quântico - Esse vou explicar com a seguinte analogia: Imagine uma bolha de sabão no vácuo e que dentro dessa bolha de sabão está esse nosso cantinho do Universo e que essa coisa absurda esteja em equilíbrio estável. Agora, imagine uma agulha gigante estourando a bolha. LHC = Agulha Gigante.

Produção de uma Fenda Interdimensional - Essa fenda poderia trazer criaturas de outras dimensões para a nossa. Isso pode não ser inteiramente ruim, pois 0,0032% das criaturas interdimensionais são boazinhas. Portanto podemos ter essa sorte e não acabar sendo destruidos por uma raça interdimensional!

Dores de cabeça: É provável que você sinta dores de cabeça, mas, lendo os 3 itens acima, esse será o menor dos seus problemas….

Se aqui no Brasil chegarmos a ver nascer o Sol neste dia 10/09/08 (sugestivamente, a data já parece contagem regressiva), não fiquem tranqüilos ainda, pois este terá sido só o primeiro dos cinco testes que serão realizados até o próximo dia 21, cada um deles liberando mais energia do que o anterior. Como falta pouco tempo para o evento começar, vou tomar de uma gole minha taça de vinho e, ato contínuo, ir para a cama onde minha mulher dorme agora sem saber que morreremos fodidos, porém fodendo. Recomendo que nos próximos dias todos se abstenham de tudo o que não interessa, o que poderia continuar valendo mesmo se nada de pior nos acometer.

Agora, pergunte: Não pode ser tão perigoso assim, pode? Resposta: Sim e não. Não, porque os cientistas garantiram que a probabilidade é tão pequena que vale a pena tentar. E sim… exatamente porque os cientistas garantiram que a probabilidade é tão pequena que vale a pena tentar. Se há um inferno, encontro vocês lá!